Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Quantas palavras cabem numa imagem?


Texto: Alan de Jesus. Foto: Fabrício Braz

Começa o processo de curadoria da próxima exposição do Projeto Olhares. A mostra intitulada “Olhares no Esporte: os deuses vêm ao Rio” será apresentada ao público em janeiro de 2017 e reúne as imagens feitas pelos alunos ao longo do ano de 2016. Em sua quarta edição o Projeto Olhares vem transformando a vida de jovens da Comunidade do Rosário, em Teresópolis. Com metodologia voltada para o ensino inicial de fotografia, a partir de uma visão da realidade dos jovens fotógrafos, o curso visa ampliar o olhar dos alunos e fazer uma reflexão sobre a comunidade do Rosário, suas dinâmicas e lógicas próprias. Conheça o trabalho de curadoria e descubra como será a nova exposição do projeto.

O trabalho de curadoria é desafiador. O curador é responsável por todas as etapas da montagem da exposição, desde a seleção e edição da série fotográfica, até a iluminação e a museografia. Para a exposição desta edição do Projeto Olhares o grande desafio foi a escolha das fotos que farão parte da mostra. A seleção final aconteceu em novembro e contou com a participação do Curador da exposição, Márcio de Paula, e pelo Professor de Fotografia, Jeferson Hermida. Além dos aspectos técnicos, as imagens escolhidas devem mostrar a importância social do esporte para a comunidade do Rosário e refleti-lo no contexto da cidade de Teresópolis e do maior evento esportivo mundial: os jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Ao longo do ano de 2016 os alunos retrataram a força, o movimento, a superação, a emoção, a luta, a conquista e o sacrifício de várias pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidas com o esporte ou que doaram toda a sua vida para ele. Surgem nesse contexto diversos olhares sobre a atividade esportiva registrados pela lente desses jovens.

Algumas imagens criam vida própria e falam por si só.  Outras trazem consigo uma nova perspectiva sobre a foto, pois apresentarão um texto legenda com o objetivo de ampliar o olhar e a compreensão dos expectadores sobre os momentos retratados. O texto é resultado de uma série de reflexões sobre o esporte durante as aulas no Lar Tia Anastácia e será feito de forma conjunta com os alunos.

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.

Criativa Desenvolvimento e Gestão Social
Novembro - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário