Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Projeto Olhares comemora o Dia do Fotógrafo


“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER”. Com esse poema de Ernst Haas e outros textos alusivos a arte de fotografar, as crianças e jovens do Projeto Olhares homenagearam a todos os profissionais que por vocação escolheram eternizar as emoções e compartilhar sentimentos. A festa aconteceu no dia 27 de janeiro de 2015, nos dois turnos em que o projeto funciona; pela manhã, às 9 horas, e pela tarde, às 14 horas. Na ocasião, os alunos e professores refletiram sobre a importância da profissão de fotógrafo no mundo hoje, deixando o professor de fotografia do projeto, Jeferson Hermida, emocionado. O bolo da festa surpreendeu a todos. Uma câmera fotográfica de brinquedo ficou na parte superior do doce, conduzindo as pessoas a sorrirem para a foto de forma musical. A pequena brincadeira divertiu e lembrou as relações interpessoais exercidas entre o fotógrafo e o fotografado. A data desses profissionais é celebrada no dia 8 de janeiro.

“Com esses textos nós queremos dizer o quanto nós valorizamos sua profissão (fotógrafo) e o quanto ela é importante para a sociedade. Além disso, gostaria também de parabenizar a todos aqui nesta sala, pois todos vocês também são fotógrafos e este é o dia de vocês”, disse a pedagoga e professora de português do Projeto Olhares, Cristina Amaral, antes de cortar o bolo. “No futuro tenho certeza que vocês serão professores de fotografia de outros projetos e alimentarão os sonhos de novas crianças e jovens de nossa cidade”, completou.

O professor de fotografia do Projeto Olhares, Jeferson Hermida, refletiu um pouco sobre a história da fotografia. “Ao longo dos anos vários profissionais dedicaram suas vidas para aprimorar o que hoje conhecemos como fotografia digital. Antes, o ato de fotografar era muito diferente do que estamos acostumados. Hoje, além de festejar, nós devemos olhar para o passado e perceber a contribuição que cada fotógrafo deu para a história dessa arte”, disse Jeferson. “Fico feliz em saber que alguns alunos deste projeto querem e irão seguir essa profissão no futuro. Acredito que serão muito felizes”, completou.

Ao final da festa todos comeram bolo e se abraçaram em gesto fraterno. Enquanto projetos como este plantarem a semente fotográfica no coração de crianças e jovens, o mundo terá a certeza de que o Dia do Fotógrafo será sempre celebrado como um dia especial e único.

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT – Concessionária Rio – Teresópolis – Além Paraíba, sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.

Criativa Desenvolvimento e Gestão Social
Janeiro 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário