Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Projeto Olhares aprecia a programação do Festival de Inverno SESC Rio 2013






Despertar um novo olhar sobre a produção artística e cultural é um das propostas das atividades previstas pelo Projeto Olhares. Para alcançar esse objetivo, os alunos do projeto, juntamente com crianças e adolescentes também atendidas pelo Lar Tia Anastácia, assistiram no dia 17 de julho, às 20 horas, o espetáculo de dança “Água de Beber”. A proposta foi um convite do SESC Teresópolis e fez parte da programação da 12ª edição do Festival de Inverno da instituição.

O espetáculo, dirigido por Cláudio Baltar une música, dança e teatro e traz atores-músicos-capoeiristas em pequenas histórias inspiradas pelo livro Santugri: “Contos de mandinga e capoeiragem”, de Muniz Sodré. O texto, escrito a partir de uma pesquisa que inclui jornais que relatam a fuga de escravos, fatos históricos sobre a marginalidade do Rio de Janeiro no final do século XIX e depoimentos diversos costuram o enredo da apresentação. No cenário, projeções de imagens que localizam o espetador no contexto histórico e dão o clima ao espetáculo.

A proposta buscou mostrar aos alunos do Projeto Olhares como a fotografia pode ser utilizada em diversas formas, dialogando com diferentes gêneros artísticos. Neste caso, a fotografia que se apresenta projetada como cenário de um espetáculo de dança. “Assim, podemos apresentar mais uma possibilidade de atuação no mercado da fotografia para nossos jovens, ampliando seus horizontes de percepção artística e de mercado”, relata a assistente social do Projeto, Alessandra Corguinha.

A atividade proporcionou aos alunos também visitar a galeria e o quiosque da Unidade SESC Teresópolis onde acontecia a exposição “Arte mais”, com vídeo instalação, além de outras dependências como a biblioteca e a sala internet livre, preferida pelos jovens.odré, do antropólogo Bernardo Conde, dos mestres Camisa e Nestor Capoeira e da neurologista Dra. Rosali Correa.
O espetáculo, vencedor do Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE, estreou no Rio em 2007. Em 2011, foi selecionado para o 8º Festival Premiers Pas, em Paris, na sede do Théâtre du Soleil, para uma temporada de um mês.
Um convite à reflexão sobre os mitos e segredos da capoeira e sobre a nossa identidade cultural.
“Sempre que possível, contemplamos o Lar Tia Anastácia em alguma atividade. Sabemos da importância e seriedade do trabalho realizado pela instituição e quão importante é o acesso à cultura para esses jovens”, relata a Técnica de Cultura do SESC Teresópolis, Bruna Machado.

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT – Concessionária Rio – Teresópolis – Além Paraíba, sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário